sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Nutricionista Alerta Para Alimentação Saudável na Véspera do Enem

comidagordurosa
Frituras e comidas gordurosas devem ser evitadas na véspera das provas (Foto: Divulgação)
 
Faltando pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos devem ficar atentos  à algumas orientações importantes para o momento da prova. Além de se preparar para os conteúdos que podem ser cobrados no exame, os estudantes também precisam levar em conta algumas dicas importantes para o corpo e para a mente. Segundo a nutricionista Lilian Lopes, os candidatos devem se alimentar bem para encarar a maratona de questões do Enem. O consumo de álcool e comidas gordurosas deve ser evitado.


Lilian orienta os estudantes a fazer uma boa alimentação, com algo que tenha uma quantidade adequada de carboidratos. Ela destaca que os candidatos devem consumir alimentos leves e que possibilitem uma digestão mais rápida. “Eles podem comer arroz, feijão, uma salada e até um pouco de carne, mas devem evitar comer coisas pesadas que tenham muita gordura, sal, molho ou maionese”, afirmou a nutricionista. 
Ela diz que devido o nervosismo algumas pessoas sentem problemas estomacais no momento da prova e por isso é importante se alimentar de forma adequada e ficar tranquilo. No dia do exame, ela lembra que é importante dar um espaço entre o almoço e a saída para os locais de prova. “Deve ter um intervalo de no mínimo uma hora, porque deve ser levada em conta a questão da digestão, da temperatura e do deslocamento até o local onde o candidato vai fazer a prova”, disse.
A nutricionista destaca que a fome interfere no desempenho do candidato e por isso ele deve chegar bem alimentado. “É preciso manter os níveis de glicose, que ajudam no estímulo do cérebro”, destacou. Como a prova é muito extensa, ela diz que é prudente o estudante levar água para se hidratar e lembra que o candidato pode levar alguma fruta para comer durante a prova. “Uma fruta e uma garrafinha de água são suficientes”, disse ponderando que as condições de temperatura do local da prova podem exigir uma hidratação maior.

Álcool? Nem pensar
Lilian Lopes afirma que os candidatos devem evitar totalmente o consumo de bebidas alcoólicas, tanto no dia anterior quanto no dia da prova. Segundo ela, o estudante precisa estar focado exclusivamente no exame. “O álcool tem que ser evitado porque causa desidratação e vai interferir na concentração e no bem-estar do estudante”, alertou a nutricionista.

Nenhum comentário: