domingo, 11 de novembro de 2012

Vizinho espacial


No Estúdio CH desta semana, o astrônomo Gustavo Frederico Porto de Mello, do Observatório do Valongo (UFRJ), comenta a descoberta, anunciada em outubro, de um exoplaneta no sistema estelar Alfa Centauri, o mais próximo da Terra, a 4,3 anos-luz.
Em entrevista a Fred Furtado, Mello explica que Alfa Centauri é um sistema triplo, ou seja, formado por três estrelas. Alfa Centauri A e B são muito parecidas com o Sol e a distância entre elas é a mesma da nossa estrela para o planeta Urano. O último – e menor – componente do sistema, situado a uma distância um pouco maior dessas duas estrelas, é Proxima Centauri.
O astrônomo conta que o novo exoplaneta orbita Alfa Centauri B, localiza-se a uma distância de apenas 6 milhões de quilômetros dessa estrela e leva 3,2 dias para dar uma volta completa ao redor dela. Ele está fora da chamada zona habitável da estrela – e provavelmente não abriga vida.


A título de comparação, Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol e também inabitável, fica em média a cerca de 52 milhões de quilômetros desse astro e demora 88 dias para circundá-lo. Em tempo: embora afirme no podcast que Mercúrio leva 58 dias para completar uma volta ao redor do Sol, Mello solicitou a correção dessa informação, acrescentando que essa é a duração da rotação (giro em torno de si mesmo) do planeta.
Segundo o pesquisador, que atualmente está na Alemanha, na sede do Observatório Europeu do Sul (ESO), instituição responsável pela descoberta do exoplaneta, o ineditismo do feito está em ter sido encontrado um planeta similar à Terra – ele tem só 13% mais massa que o nosso – em órbita de uma estrela parecida com o Sol.
Mello fala ainda sobre a chance de haver outros planetas em Alfa Centauri B e sobre o número de exoplanetas já encontrados, além de explicar como localizar o sistema Alfa Centauri no céu.

Nenhum comentário: