terça-feira, 27 de novembro de 2012

UFRN registra pedido de patente para produto desenvolvido no HUOL


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) deu entrada junto ao INPI (Instituto Nacional de
Propriedade Industrial) de seu 50º pedido de patente, de autoria do médico mastologista Eliel de Souza, vinculado ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

Eliel de Souza desenvolveu um produto de uso médico, que será utilizado em peças cirúrgicas, voltado para a área de Mastologia. Segundo o médico, esse produto foi utilizado em pesquisas e após a entrada do pedido junto ao INPI, espera o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a sua comercialização.

Outros pedidos de patentes foram feitos pelo médico Eliel de Souza, como a “Agulha com bisel conjugado, canha com aba de pinçamento, visor-guia e mandial”, resultado de uma pesquisa de doutorado em Ciências da Saúde da UFRN, sob a orientação da professora Técia Maria de Oliveira Maranhão, co-autora do produto.

Esse novo tipo de agulha, segundo Eliel, servirá para diagnóstico do câncer de mama. Nesse caso ele já está entrando em contato com os fabricantes.

Outro pedido de patente também está em análise no INPI, para produção de um “Protetor resiliente, autoajustável, multiuso”. “Trata-se de um protetor utilizado na realização de biópsia orientado por ultrassom”, explicou Eliel Souza. Este também aguarda liberação da ANVISA.

Nenhum comentário: