quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ENEM: Temas que podem cair na redação


Para se dar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de dominar as regras ortográficas, o fera deve ficar atento à questão da Interdisciplinaridade cobrada nas produções. É importante se manter atualizado sobre a realidade política, econômica e social do país e trazer informações de outras áreas do conhecimento para o texto, conferindo maior credibilidade à redação.
A professora Carla Carmelita, do Colégio Motivo, listou alguns temas da atualidade que podem ser cobrados na redação do Enem. Por isso, vale a pena um estudo aprofundado sobre os assuntos a seguir. Confira:

Os avanços científicos e suas contradições: o que falta ao homem descobrir? A ciência pode se esvaziar de sentido quando não é benéfica às sociedades? Há como equilibrar as visões científica e humanitária?


Globalização: a importância dos blocos econômicos, a ONU, a interdependência entre os países, o crescimento e o decrescimento econômico mundial, a capacidade de reação dos países às crises econômicas.

Os Direitos Humanos: o papel da mulher na sociedade, a relação entre os gêneros no que tange ao crescimento social, a educação e a missão social das escolas diante de diversas alterações culturais ocorridas na sociedade, a luta entre classes, o tráfico de drogas, o direito à cidadania, a luta contra os diversos tipos de preconceito.

Família: A família nuclear e outros modelos de famílias evidenciados nos últimos tempos, como as famílias cujos cônjuges são homossexuaisas, as binucleares, as monoparentais: como a sociedade deve portar-se diante dessa realidade?

Segundo Carla, é normal o fera sentir insegurança ao se deparar com o tema da redação. Mas guarde esta dica: respire fundo, leia novamente o tema e reúna tudo que você sabe sobre ele. “Nenhum tipo de conhecimento deve ser descartado de primeira, filmes que você já assistiu, livros que leu, conteúdos das outras disciplinas, tudo deve ser elencado e colocado na folha rascunho”, diz Carla. “Depois hierarquize as ideias, ou seja, estabeleça uma ordem, procure organizá-las de forma que se relacionem”, completa.

Nenhum comentário: