quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Programa de Internação Domiciliar realiza curso para cuidadores

O Programa de Internação Domiciliar (PID) realiza a partir da próxima terça-feira (02), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), no 12º andar, das 8h às 12h, novo Curso de Noções Básicas Para Cuidadores. O treinamento continuará nos dias 04, 09, 11 e 16 de outubro. O objetivo é capacitar pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos, interessados em atuar na área do cuidado ao paciente idoso e/ou portador de necessidades especiais.

Segundo a assistente social do PID, Ivone Cristina, o curso será composto de palestras abrangendo as áreas de enfermagem, fonoaudiologia, psicologia e medicina. Também serão abordados temas como doenças da terceira idade, envelhecência, pé diabético, terapia ocupacional, serviço social (direitos e deveres do paciente), e nutrição (como alimentar o paciente e como cada alimento pode contribuir para melhorar a deficiência nutricional que cada patologia causa).

Devido à abrangência dos temas, as aulas não serão somente teóricas. Os alunos participarão de oficinas de tecnologia assistida, na qual cada cuidador aprenderá a confeccionar próteses que proporcionem maior conforto ao paciente, como utensílios adaptados para se alimentar, andar ou até mesmo pentear os cabelos. Além disso, haverá oficinas de fisioterapia, que incluem posicionamento, transferência, mobilização e manuseios corretos.

Conforme Ivone Cristina, qualquer pessoa pode fazer o curso de cuidador e não precisa ter formação anterior na área de enfermagem. Até hoje, o PID do Hospital Walfredo Gurgel já formou mais de 600 cuidadores.

Implantado em abril de 2006, o Programa de Internação Domiciliar oferece assistência integral aos pacientes idosos e pacientes com necessidades especiais em sua residência, portadores de doenças infectocontagiosas, que podem receber alta hospitalar precocemente, desde que recebam acompanhamento de uma equipe multiprofissional, visando a diminuir as complicações por internações prolongadas e reinternações.

Fonte:http://www.dnonline.com.br

Nenhum comentário: