segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Confira dicas de saúde pra iniciar atividades físicas


Caminhadas ou corridas, cooper, podem ser boas alternativas para quem deseja mudar os hábitos, melhorar a qualidade de vida e iniciar a prática de atividades físicas. Essa é uma boa opção para quem tem pouco tempo para se dedicar a saúde e ainda vai enfrentar uma longa jornada de trabalho pela frente.

André Jorge, ortopedista do Hospital Beneficência Portuguesa e Hospital Santa Virgínia, explica como não correr riscos e conseguir os resultados desejados com a prática de exercícios físicos:

“ O primeiro passo é procurar um médico para a realização de uma bateria de exames e avaliação física. Pessoas com histórico de diabetes, pressão alta e obesidade devem redobrar os cuidados”, destaca o especialista.

Para os mais leigos e iniciantes, é importante ter em mente o bom senso na hora de preparar o treino. Comece com cargas menores, percursos mais curtos e não dispense os alongamentos e equipamentos adequados.

“Mesmo os que já se consideram veteranos, atletas, devem aprender a reconhecer que está com algum tipo de dor e limitar a atividade, procurando um especialista o quanto antes”, ressalta.

5 benefícios da atividades físicas
 
1. Diminui estresse e ansiedade, com a liberação da endorfina, garantindo um upgrade até mesmo no desempenho sexual.
 
2. Com a prática de corrida, a pessoa emagrece devagar e com saúde.
 
3. Aumento de condicionamento físico
 
4. Diminuição do colesterol ruim
 
5. Auxilia no envelhecimento saudável
 
5 dicas essenciais para a prática
 
1. Prefira roupas que não retenham suor, leves e claras
 
2. Escolha um tênis de qualidade, de maior absorção do impacto e de preferência realize o teste da pisada para escolher o equipamento adequado.
 
3. Cerca de 2 horas antes da corrida, consuma alimentos leves e sem gorduras. Feitas as atividades se alimente da mesma forma, para repor os nutrientes perdidos.
 
4. Procure correr em terrenos regulares, de preferência terra e grama. Asfaltos e esteiras aumentam riscos de lesões.
 
5. Alongue-se antes e depois do exercício físico.

Nenhum comentário: