segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Medicamento pode aliviar e reduzir lesões provocadas pela cólica


Se você pensa que cólicas menstruais fortíssimas são normais, atenção! Combinado com dores na relação sexual, na hora de urinar ou evacuar e na parte inferior das costas ou do abdome, esse incômodo pode ser um sinal de endometriose, problema crônico que afeta 10% da população feminina e é uma das principais causas de infertilidade e dor pélvica.
 
Causada pela migração do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) para os ovários, as tubas uterinas, a bexiga ou mesmo atrás do útero, a doença é fonte de dores severas, provocadas pela inflamação e irritação desse tecido fora do lugar. Agora, um remédio recentemente aprovado no Brasil tem mostrado bons resultados no controle da dor e, em alguns casos, na redução das lesões que o mal provoca.

Um dos principais fatores que afastam as mulheres de suas atividades cotidianas — as portadoras têm até 38% de perda de produtividade —, a endometriose tem relação com alguns males autoimunes. Segundo Maurício Simões Abrão, professor associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) e presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), estudos mais recentes mostram ainda relação com alguns tipos de câncer, como o de ovário.

Nenhum comentário: