terça-feira, 28 de agosto de 2012

Enem 2012: veja os assuntos mais comuns nas Ciências Humanas

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicada logo no primeiro dia de prova. Para você começar com o pé direito, professores ouvidos pelo GLOBO indicam quais os assuntos mais recorrentes e os cuidados que os candidatos devem ter.

O professor de História Jorge Bahiense, coordenador de Enem do curso Miguel Couto, em Bangu, alerta que, no exame, existe uma predileção pelo período histórico que compreende a formação do Brasil, como a época colonial, e por temas sociais, como relações de trabalho e participação política.

- O Enem é uma prova cidadã, então as questões costumam usar temas que levam para essa discussão mais social. Escravidão, questões trabalhistas, direitos da mulher e constituição são assuntos bastante recorrentes - afirma o professor.

Já André Boucinhas, professor de História da Escola Parque, na Gávea, diz que tão importante quanto dominar o conteúdo é estar apto a interpretar as informações contidas nos enunciados das questões. É preciso atenção na hora da leitura do enunciado.

- Os candidatos devem, acima de tudo, focar no que está sendo pedido pela banca. Muitas vezes, a resposta da questão está no próprio enunciado, em forma de um texto, gráfico ou tabela. Por isso, é muito importante trabalhar essas habilidades de interpretação de diferentes linguagens - diz Boucinhas.

Na área de geografia, são comuns temas relacionados ao meio ambiente, como fenômenos climáticos, urbanização, enchentes e lixo. A utilização de dados relacionados a população, principalmente na forma de gráficos e tabelas, também são recorrentes. Assim como questões relativas às migrações e aos problemas causados pela crise econômica.

Os professores também chamam atenção para o relógio: é preciso chegar à prova de Ciências Humanas com tempo.

- Os enunciados costumam ser grandes, às vezes com mais de um texto para analisar, e com muito conteúdo de inter´retação. Por isso, fazer a prova com pressa não dá certo - aconselha Boucinhas.

Fonte:http://www.dnonline.com.br

Nenhum comentário: