quinta-feira, 28 de junho de 2012

ProUni recebe inscrições a partir de hoje para o segundo semestre


Foram abertas, nesta quinta-feira, as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de Programa Universidade para Todos (ProUni). O procedimento deve ser realizado até segunda-feira, através do site oficial do programa. Todos os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 e se enquadrem nos critérios socioeconômicos, determinados pelo Ministério da Educação (MEC), podem concorrer. Há bolsas integrais, de 50% e de 25% em universidades particulares.

A primeira chamada será realizada na próxima quinta-feira (5) e os candidatos devem comprovar a documentação junto às instituições de ensino superior para confirmar a matrícula entre os dias 5 e 13 de julho. A segunda convocação será realizada no dia 20, e a comprovação das informações entre os dias 20 e 26 de julho. 


Quem não for chamado nas duas primeiras chamadas poderá optar por participar da lista de espera, entre os dias 2 e 4 de agosto.Para se inscrever no ProUni, é preciso ter em mãos o número de inscrição do Enem 2011 e o CPF. Cada candidato poderá optar por até duas opções de curso. O sistema divulgará diariamente a nota de corte de cada curso, e o candidato poderá fazer alterações na sua inscrição até o prazo final. Para concorrer às bolsas integrais é preciso ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 993). 

As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.Além de ter feito o Enem 2011, é necessário ter atingido um mínimo de 400 pontos na média de cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação. O candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

 Professores da rede pública de ensino básico que desejam cursar licenciaturas, normal superior ou pedagogia não precisam se adequar ao critério de renda, desde que estejam atuando em sala de aula e sejam do quadro permanente da escola.

Nenhum comentário: