quarta-feira, 18 de abril de 2012

Instituto Internacional de Física realiza palestra nesta quinta-feira

O  Instituto Internacional de Física (IIF), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza nesta quinta-feira, 19, a palestra intitulada Solution of the  Dyson-Schwinger equation on de Sitter background in IR limit. O ministrante será o professor Emil Akhmedov, do Instituto de Física Teórica e Experimental  (ITEP) de Moscou (Rússia). O início está marcado para as 16h30, na sala de seminários do IIF. 

O professor Akhmedov irá apresentar na palestra uma possível solução para a equação Dyson-Schwinger, relacionada à teoria quântica de campos. Akhmedov explica que o termo "de Sitter" (uma homenagem dos físicos ao cientista alemão Willem de Sitter) diz respeito à "solução de uma equação de Einstein se a energia escura estiver presente". A energia escura é aquela que, segundo os cientistas, está distribuída por todo o universo.

De acordo com o professor russo, a solução apresentada por ele descreve o comportamento de oscilações de ondas de comprimento muito longo. "Eu levo em consideração oscilações presentes em algum campo do topo da expansão do espaço-tempo", destacou Akhmedov. "Eu vou explicar como tais oscilações ocorrem", completou.

O objetivo dos estudos desenvolvidos pelo professor Emil Akhmedov é, segundo ele, entender se a energia escura permanecerá constante e a expansão exponencial continuará eternamente ou se, devido às oscilações presentes, a energia escura se dissipará causando uma desaceleração da expansão do universo.

A palestra é gratuita e direcionada aos estudiosos da área de Física, não sendo necessária inscrição prévia. O Instituto Internacional de Física está localizado na Avenida Odilon Gomes de Lima, 1722, Capim Macio. Outras informações pelo número 3215-9201.



Fonte: Agecom/UFRN

Nenhum comentário: