quarta-feira, 25 de abril de 2012

Câncer: uma preocupação para a saúde do brasileiro

Os dados epidemiológicos não deixam mentir. O número de vítimas fatais por câncer tem se elevado significativamente nos últimos tempos, e ainda, há tendências de aumento. Em 1996, ocorreram no Brasil 103.408 óbitos por câncer, em 2010, 178.450 óbitos, um aumento de 26,62%.
 
O INCA (Instituto Nacional do Câncer-Brasil), na publicação Estimativa 2012 afirma que 520 mil brasileiros receberão o diagnóstico de câncer e inclui mais sete novas localizações desta doença no ranking dos tipos que mais afetam os brasileiros: câncer de laringe, na bexiga, corpo do útero, ovário, tireóide (para mulheres), no Sistema Nervoso Central e linfoma não-hodgkin. 





Diante dos números alarmantes de incidência e prevalência surge a indagação: O que tem contribuído para este aumento?
A teoria genética afirma que a origem do câncer está na mutação do genoma da célula ocasionando a multiplicação descontrolada, sendo o envelhecimento, por exemplo, fator suscetível, embora não só. Claudio Noronha afirma que quanto mais velha é uma população as chances de alguns cânceres ocorrerem são maiores. 
Por sua vez, Warburg, ganhador do prêmio Nobel (1931), com sua tese “A causa primária e a prevenção do câncer”, observa que o câncer é resultado de uma disfunção metabólica, ou seja, é decorrente de fatores que no organismo determinam situações de acidez, como por exemplo, dieta baseada em alimentos acidificantes e estilo de vida sedentário.
Conforme este autor, a acidez é inversamente proporcional a quantidade de oxigênio. Assim, altas concentrações de ácido no corpo reduzem a quantidade de oxigênio, requisito para as células exercerem suas funções primordiais. A hipóxia resultante ocasiona a transformação de célula sadia para célula cancerígena, incapaz de praticar apoptose e adaptada a viver em ambientes ácidos, desprovidos de oxigênio, embora nutrida por glicose. O câncer, neste contexto, é uma adaptação das células cancerígenas as condições nas quais as células normais não sobreviveriam.
Na análise da lista dos alimentos que causam acidez no organismo, contribuindo de acordo com a teoria de Warburg para a carcinogênese, observa-se que a maioria está inserida na vida do brasileiro, são: o açúcar refinado, álcool, cafeína, margarinas, carnes, leite de vaca e derivados, sal refinado, farinha refinada e derivados, refrigerantes, tabagismo entre outros. Segundo Marceli Santos, da Divisão de Informação do INCA, o tabagismo é responsável por 66% dos casos novos de câncer de bexiga em homens e 30% nas mulheres em países mais desenvolvidos.
Nesta perspectiva, é necessário atentar-se para a ingestão dos alimentos, optando-se por verduras e frutas cruas, mel, sementes e cereais integrais, não esquecendo a ingestão de água e a prática de exercícios físicos, importantes fatores na prevenção do câncer e de uma gama de outras doenças.
Todavia, embora não visível a mente humana interfere sobremaneira na qualidade de vida do ser humano e por vezes é esquecida pela correria de uma sociedade contemporânea. Por isso, aliada a dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos deve haver o cuidado com a mente e a busca pelo equilíbrio. Para os credores, pensamentos negativos podem se revelar no corpo físico através de dores e doenças. Fauze Kfouri, na sua obra Antologia do pensamento positivo (1986) salienta que os pensamentos exercem pressão constante. Pensamentos positivos trazem coisas positivas, sendo a recíproca dos negativos verdadeira.

Nenhum comentário: