sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Motoristas não aprovam custo da inspeção veicular ambiental

Por Fernanda Zauli, da redação do Diário de Natal

Os motorista de Natal não estão aprovando a ideia de pagar R$ 113,90 pela inspeção veicular que passa a ser obrigatória a partir de janeiro de 2011. Apesar de entenderem os benefícios da redução de emissão de gás carbônico (CO2) para o meio ambiente, muitos motoristas entendem que a taxa cobrada é abusiva e deveria estar incluída no valor pago pelo Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

"Eu acho que o governo deveria pagar à empresa que fará essa inspeção veicular com o dinheiro do nosso IPVA. Nós já pagamos tantas taxas, aí inventam mais uma, não tem quem aguente manter um carro desse jeito", reclamou o administrador de empresas Marcio José Gomes, 35. O auxiliar de escritório Luiz Antonio Barbosa, 42, entende a importância da inspeção, mas acredita que a cobrança é "uma manobra" do governo para arrecadar mais dinheiro. "É um encargo a mais para o cidadão, mais um imposto, e já são tantos, não é? Certamente essa inspeção será positiva para o meio ambiente, mas, como sempre, o cidadão é quem paga a conta", afirmou.

No entanto, a inspeção veicular não é um imposto e sim um serviço que será prestado pela empresa privada Inspar, vencedora da licitação para a realização dos testes. O objetivo da inspeção é combater a poluição veicular através da colocação de um sensor no motor e outro no escapamento do veículo, a fim de minimizar a emissão de CO2 durante o seu funcionamento.

Zero Quilômetro

O auxiliar de enfermagem Adriano Nunes, 39, acaba de comprar um Fiat Palio 0km, e considera um absurdo ter que fazer inspeção em uma carro tão novo. "Quer dizer então que nas concessionárias não existe um controle de emissão de poluentes para os carros novos que saem de lá? Eu não sei ainda se terei que fazer essa inspeção já em janeiro, mas se tiver, será um grande absurdo", disse. A reportagem do Diário de Natal ligou para o atendimento da Inpsar (0800.084.2121) e a atendente informou que os veículos têm que passar pela inspeção veicular obrigatoriamente a partirdo segundo licenciamento. Portanto, quem licencicou o carro em dezembro de 2010, terá que fazer a inspeção apenas em 2012.


Fonte: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/59706/

Nenhum comentário: