sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Secretaria de Saúde adota medidas de prevenção contra bactéria KPC

Em razão da grande repercussão nacional em torno de infecções pela bactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) estiveram reunidos, nesta sexta-feira (29), na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), representantes de diversos órgãos ligados à saúde para definir normas e ações a serem adotadas em todo o Rio Grande do Norte.

A nota técnica nº1/2010 e a Resolução-RDC nº 42 divulgadas, na última segunda-feira (25), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) serão os documentos utilizados pela Sesap para padronizar as medidas de controle e prevenção contra microrganismos multirresistentes.

As determinações incluem, principalmente, a obrigatoriedade da disponibilização de álcool gel para higiene das mãos nos serviços de saúde, de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), previstas na Aliança Mundial para Segurança do Paciente.

As amostras suspeitas, se identificadas como multirresistentes, devem ser enviadas pelos hospitais para o LACEN-RN (Laboratório Central). O laboratório irá receber todas as amostras do Estado e, de acordo com o protocolo, irá confirmar o resultado. Em seguida, os casos positivos serão enviados para um dos laboratórios de referência nacional, já que o diagnóstico definitivo se dá por meio de biologia molecular.
Caso o resultado seja positivo para a KPC, o hospital será notificado para providenciar o isolamento e tratamento do paciente e a Vigilância Epidemiológica da Sesap será comunicada para o controle de casos. Até o momento nenhum caso foi identificado no RN.

Estiveram presentes na reunião representantes da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa), LACEN-RN, Unidade de Resposta Rápida (URR), Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) e Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR).

Fonte:http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/54657/

Nenhum comentário: