terça-feira, 26 de outubro de 2010

Policiais detêm estudantes e professores em Pau dos Ferros e são acusados de abuso

Policiais Militares realizaram uma abordagem no Campus de Pau dos Ferros, interior do estado, da Universidade Estadual do RN (UERN) e conduziram estudantes e servidores à delegacia do município. O caso aocnteceu na última quinta-feira (21), e hoje (26) os servidores emitiram uma Nota de Repúdio à ação policial.

Os PM’s alegaram terem recebido uma denúncia de que estava havendo distribuição de panfletos e adesivos para campanha política na universidade. Ao chegarem lá, notaram que estudantes e professores portavam o material e os detiveram.

Os servidores, através de uma Nota de Repúdio publicada pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), se defenderam, dizendo que o os adesivos não estavam sendo distribuídos e qualificaram a ação dos policiais como constrangedora. De acordo com o presidente da associação, Flaubert Torquato, os professores e alunos portavam o material apenas para uso próprio, o que é permitido pela lei.

Torquato afirma ainda que, segundo informações de pessoas que presenciaram o acontecido, os policiais foram até os computadores da secretaria da universidade na tentativa de localizarem, na internet, leis que justificassem a ação. “Eles não encontraram nada e conduziram todo mundo pra delegacia”, disse.

O delegado titular da delegacia de Pau dos Ferros, Inácio Rodrigues Lima Neto, afirma que, realmente, recebeu a ocorrência, mas logo liberou os envolvidos. Pois, segundo ele, não havia provas contra os acusados. O coronel Romualdo Borges Farias, responsável pelo policiamento da cidade, diz que vai apurar o caso e investigar se houve abuso por parte dos policiais.

Por Rafael Barbosa, especial para o DIARIODENATAL.COM.BR

Nenhum comentário: