sexta-feira, 15 de outubro de 2010

HIV avança rapidamente sobre a Europa, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde informou recentemente que a Europa é a região do mundo em que o índice de pessoas contaminadas pelo vírus HIV mais cresce. Segundo a diretora regional para o continente na OMS, Zsuzsanna Jakab, o avanço dos tratamentos levou a uma perda da conscientização sobre o contágio do HIV.

Jakab diz que o surgimento dos tratamentos retrovirais nos anos 1980 levou a uma perda da conscientização sobre o contágio do HIV na região. Enquanto na Europa Ocidental, em países como Portugal, o número de infecções é, em geral, estável, no Leste Europeu a situação está fora de controle, com 80 mil novas infecções por ano.

Na Europa ocidental, o problema cresce mais entre os homens que fazem sexo com outros homens. Um estudo publicado pela revista científica Lancet Infectious Diseases indicou que os homossexuais europeus estão falhando na adoção de práticas de sexo seguro.

Na França, dizem os pesquisadores, a situação parece estar "fora de controle". Dados do Instituto Nacional de Saúde Pública do país indicam que, levando em conta toda a população, o número de novas infecções caiu de 8.390 em 2003 para 6.940 em 2008. Mas em homens que fazem sexo com outros homens representaram 48% dos novos infectados pelo HIV.

Além disso, o uso de drogas intravenosas (pela veia) agrava o quadro da Aids no continente – em alguns países, usuários dessas substâncias representam mais de 50% das pessoas que vivem com HIV.

Números da Aids
- O custo anual de combate à epidemia da Aids deve alcançar os R$ 62 bilhões em 2030 se os governos não investirem corretamente em medidas de prevenção;
- Nos últimos 30 anos, 65 milhões de pessoas já foram infectadas;
- O vírus HIV já causou 25 milhões de mortes;
- Em 2008: 33,4 milhões de pessoas eram portadores da AIDS;
- África subsaariana: 22,4 milhões de soropositivos (67% do total);
- A Aids é a doença que mais mata na África;
- América Latina: 2 milhões infectadas; 77 mil morreram em 2008;
- Brasil: 730 mil soropositivos e 200 mil mortes.
 Da redação do UAI.COM.BR

Nenhum comentário: