sábado, 10 de julho de 2010

Pesquisadores descobrem anticorpos contra HIV

Fonte:http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/vacina-hiv-aids.asp
Uma pesquisa realizada no Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, levou à descoberta de anticorpos contra o vírus HIV.
Segundo o médico virologista Gary Nabel, que coordenou os estudos, tais anticorpos podem neutralizar 90% das mutações conhecidas do HIV. Isso acontece porque os anticorpos se ligam a uma região virtualmente imutável do vírus. Como a reação antígeno-anticorpo é específica, qualquer alteração na estrutura de uma proteína à qual um anticorpo se liga é suficiente para que o anticorpo não mais se ligue a ela. É devida a essas alterações, decorrentes de alterações no material genético, as mutações, que não conseguimos ficar imunes à gripe. Como existem várias cepas (variantes) do vírus da gripe, para cada cepa exige-se um anticorpo diferente. 


Como os anticorpos encontrados ligam-se a uma região imutável do vírus HIV, independente da cepa viral, essa região será constante. Logo, um anticorpo que se liga à cepa “tipo 1” do vírus HIV, pode se ligar à cepa “tipo 2”, visto que ambas possuem uma região em comum à qual o anticorpo se liga.

Os anticorpos são produzidos quando o organismo entra em contato com algum corpo estranho, genericamente denominado de antígeno.  Os pesquisadores conseguiram congelar um dos anticorpos no momento em que ele neutralizava o HIV e, então, estudaram sua estrutura. Com base nessas informações, a equipe busca, agora, desenvolver uma vacina.



vacina hiv aids

Nenhum comentário: