terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mais de trezentos foliões fazem teste de Aids durante Carnatal


A campanha” Fique Sabendo”, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) realizada durante o Carnatal 2009, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do teste de detecção do HIV trouxe bons resultados, é o que atestam os números. Ao todo, 316 buscaram o serviço e 301 fizeram o exame. Foram detectados três casos positivos e um inconclusivo. Os foliões interessados no exame o fizeram no estande montado especialmente para a campanha e a maioria recebeu o resultado na hora.

De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual de DST/Aids da Sesap, Sônia Cristina, o teste é uma ferramenta importante para que as pessoas conheçam os seus estados sorológicos em tempo hábil.“Isso permite que a pessoa comece o tratamento mais precocemente, proporcionando melhor qualidade de vida, além de diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/Aids”, disse.
Todas as pessoas que realizaram o exame, inclusive aquelas cujo resultado foi positivo ou inconclusivo, assinaram um termo de consentimento que permite que o serviço de saúde faça uma busca ativa para dar seguimento ao caso.
A campanha contou com a participação de profissionais das áreas de farmácia, psicologia, bioquímica, assistência social, psicopedagogia, técnicos de enfermagem, sociólogos e integrantes de movimentos sociais. Essa equipe trabalhou no acolhimento e no aconselhamento de quem fez os testes e no diagnóstico dos exames.
Quem não recebeu os resultados ou necessitar de mais informações pode se dirigir, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30, ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Saúde Reprodutiva Leide Morais na Rua Fonseca e Silva, s/n; Centro, Alecrim. O telefone para contato é 3232-6166.


Nenhum comentário: