sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Rio Grande do Norte tem 100 casos suspeitos de gripe suína

Os casos suspeitos de gripe suína no RN têm aumentado nos últimos dias. É o que atesta a Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo. Já são mais de 100 novos casos encaminhados para análise no Hospital Evandro Chagas, em Belém do Pará.

No último mês, o número de pacientes que tem chegado aos hospitais com sintomas da gripe tem aumentado. O principal sintoma é de pessoas que chegam com problemas respiratórios graves.   Até agora foram confirmados 58 casos em todo o estado.

Na quinta-feira (5), a OMS disse que o vírus da gripe suína A (H1N1), não sofreu mutação e continua estável. De acordo com a Subcoordenadora esse ainda não é o momento de se tranqüilizar. “Nós continuamos usando o mesmo protocolo da doença. Notificando os casos suspeitos, alertando a população para procurar o serviço de saúde se apresentar algum sintoma, estamos monitorando tudo. Ainda corremos o risco de viver um novo surto”, afirma Juliana Araújo.

Com relação à morte de Thásia Fabiana Paiva de Almeida, estudante de enfermagem da Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (Fatern), com suspeitas de gripe suína, ela diz que o resultado dos exames pode sair ainda na tarde desta sexta-feira (6). Até lá Juliana pede que a população continue tomando as devidas precauções, principalmente com a relação à higienização.

Nenhum comentário: