terça-feira, 26 de maio de 2009

Tráfico de drogas feito por romenos em Natal ganha repercussão nacional

As constantes prisões de romenos no aeroporto Augusto Severo ganharam repercussão nacional no site do G1, nesta terça-feira. Segundo a reportagem, Natal e São Paulo são usadas como rota para o tráfico dos estrangeiros. Em maio deste ano, quatro homens foram presos, todos originários da Romênia, com 4,8 quilos de cocaína e cerca de 21 mil comprimidos da droga sintética.
Ainda segundo o G1, os traficantes usam o Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, para levar as drogas de São Paulo para a capital potiguar ou fazer o caminho inverso. Os policiais também identificaram que a opção mais comum usada pelos traficantes era viajar de São Paulo para Parnamirim e Natal.
Segundo a Superintendência Regional da PF no Rio Grande do Norte, os romenos viajam da Europa para o Brasil com um tipo de droga e não vendem ou compram novas drogas, necessariamente, apenas trocam por outro tipo de entorpecente, que deve ser levado de volta para o país estrangeiro.
De acordo com a PF, a Romênia não é o único destino final das drogas. Nos recentes casos descobertos pela PF potiguar, os romenos saíram de Portugal e passaram por São Paulo ou foram direto para o Rio Grande do Norte. Em outro caso, os estrangeiros passaram pela Holanda, Bélgica e Portugal até serem flagrados no Rio Grande do Norte.
Apenas na terceira rota possível que os traficantes embarcam da Romênia direto para São Paulo ou Rio Grande do Norte. Em dois dos casos, o produto ilícito seria levado para a Holanda. Nos outros dois, Portugal seria o destino do entorpecente. Desde janeiro deste ano, a PF também prendeu três poloneses, um africano e uma malaia

Nenhum comentário: