sábado, 21 de março de 2009

GILTON SAMPAIO: O OBAMA DA UERN

Glton Sampaio: o Obama da UERN


A vitória de Barak Obama para presidente dos EUA é muito significativa e simbólica. Entre todos os significados e símbolos que essa vitória representa podemos citar o fato de ter havido a eleição de um presidente negro, coisa que nunca tinha acontecido nos EUA, de um pacifista e de um líder dos direitos humanos.
Em terras potiguares vivi-se a eleição para reitor da UERN. Como é público e notório a UERN vivi a 20 anos sob dominação do mesmo grupo político. A situação na UERN é dramática. Falta tudo: desde laboratórios, passando por livros até material para escritório. Muitas universidades no Brasil protestam pela falta de equipamentos modernos em seus laboratórios. Na UERN a coisa é mais grave: protesta-se pela falta dos laboratórios.
Não podemos transformar o prof. Gilton Sampaio em um messias que irá resolver em apenas 4 anos todos os problemas da UERN. Entretanto, assim como Obama, nos EUA, trouxe esperança para um povo entristecido pela guerra, pelo terrorismo e pela crise econômica, na UERN Gilton Sampaio representa a esperança de uma universidade voltada para as necessidades dos alunos e para o aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e da extensão.
Assim como Obama, Gilton Sampaio não está comprometido com as estruturas tradicionais de poder. Estruturas essas que conduziram a UERN ao estado de sucateamento vivido atualmente.
Só um professor sério, com reconhecida produção científica, oriundo do movimento estudantil e do movimento docente, poderá fazer a grande mudança que a UERN necessita. Mudança em todos os níveis: burocrático, acadêmico, científico e de participação da comunidade universitária nas políticas internas da UERN

FONTE: Grupo de professores independentes de Mossoro

Nenhum comentário: